10 de nov. de 2016

Avenida Paraíba – festa na Cidade da Esperança



Janilson Sales de Carvalho

                Um dia desses, um amigo olhou para Avenida Paraíba e perguntou: “A festa é comemorando o quê?”. Respondi que aquele era o movimento normal daquela avenida nos finais de semana. Repleta de bares, pizzarias e lanchonetes, a vida festiva noturna do bairro passa por ali. Ao longo do tempo os nomes dos bares mudaram, seus donos também, mas a alegria nunca arredou pé do território. Talvez as presenças do Clube Intermunicipal e da antiga Ciclone tenham algo a ver com isso.
                A vida festiva da Avenida Paraíba segue o ciclo da noite. Grupos de todas as idades buscam o lugar mais aconchegante. Jovens lotam as lanchonetes e pizzarias com a sua alegria. Famílias inteiras se reúnem com frequência para firmar seus laços afetivos. Trabalhadores juntam-se em pequenos grupos para conversar sobre a vida e o trabalho. Casais namoram. Senhores formam pequenas confrarias que se encontram semanalmente para rir da vida e resgatar memórias.

 Lamentavelmente, a música ao vivo não faz mais parte desses espaços. Hoje, a arte musical é mostrada nas imensas telas espalhadas nos ambientes. O que percebo é que esse espetáculo é o que menos importa. As pessoas estão interessadas nas pessoas, em ouvi-las, rir com elas.
Na Cidade da  Esperança a vida segue com festa.  Afinal, os amigos estão ali no bairro, próximos, amáveis, sorrindo sob a luz mágica da noite apaixonante da Avenida Paraíba.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário