29 de jun. de 2012

Gonzagão na Cidade da Esperança




 
Professor Janilson

      No período da ditadura militar, durante o governo do general  Ernesto Geisel, foi estabelecido um decreto para criação de um equipamento social denominado CSU. O decreto resumia-se nos seguintes termos :” Dispõe sobre a criação do Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos, com o objetivo de implantar, no período de 1975 - 1979, cerca de 600 Centros Sociais Urbanos, destinados a promover a integração social das cidades, através do desenvolvimento de atividades comunitárias nos campos da educação, cultura e do desporto, da saúde e nutrição do trabalho, da previdência social e da recreação e do lazer".
     Se a memória não me falha, o primeiro CSU criado no país foi o da Cidade da Esperança. A inauguração contou com a presença do ministro Arnaldo da Costa Prieto, que chegou com pompa em um grande Galaxie preto do governo.Logo após os discursos, vi subir no pequeno palco, a figura exótica de Gonzagão. Entre os homens de ternos escuros e fardas militares, brilhava aquele personagem de gibão colorido, chapéu de vaqueiro e uma sanfona branca.
     Gonzagão fazia o público rir e, pouco depois, chorar de saudade. Que intensidade comunicativa e empatia popular.
     Durante a apresentação, um dos homens da plateia, visivelmente bêbado subiu ao palco. Gonzagão imediatamente começou a cantar a música “Mané gambá” :"Segura, segura o Mané Gambá,Segura esse sujeito,Não deixe ele entrar,Segura, segura o Mané Gambá,Se ele entrar nesse forró,Ninguém pode mais dançar”. Houve uma gargalhada geral da plateia, enquanto o homem era conduzido pelos seguranças.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário