5 de jun. de 2012

Cidade da Esperança – uma paixão


Professor Janilson

          Minha família veio morar na Cidade da Esperança em meados da década de sessenta. Nosso endereço era Quadra 11 – casa 3, nas primeiras ruas do conjunto,hoje, Rua Mamanguape. Minha história com o bairro já conta  46 anos. Fui aluno no Raimundo Soares e no Celestino Pimentel.Frequentei o Intermunicipal e o Câmara Cascudo em festas inesquecíveis. Namorei atrás do ginásio de esportes  e no escurinho do campo de futebol. Subi o morro e brinquei nas ruas areentas do bairro. Quantas histórias e quantos amigos.
          Um sábado desses, sai por aí visitando esses lugares. Subi o morro e olhei a Cidade da Esperança como alguém que vê a eterna namorada.  É com esse olhar e ouvindo a música “Beija-flor” , dos amigos do bairro, Franklin Mário e Mulambêra, que compartilho com vocês essa paixão.Sei que muitos vão caminhar comigo neste bairro abençoado.

6 comentários:

  1. Olá Janilson, esse vídeo me fez relembra dos tempos em que também morrei na Cidade da Esperança. Oh saudade!! Foi um tempo maravilhoso! Na época, eu tinha meus 15 anos de idade, em 85. Lembro bem desse morro. Pois a casa que morávamos era bem próximo deles, no conjunto Jardim America, acho que você conhece. O lamentável, é que,a casa onde morávamos na época era alugada e quando já estávamos acostumados no bairro tivemos que nos muda. Mais as lembranças são ótimas!

    ResponderExcluir
  2. Nada mais que cultivar este pedaço que nos resta, patrimônio cultural de nossas vidas e de outras que surgirão. Lutar para manter os morros que brincamos (de tabua de morro), soltamos moitas (matas que nasce no morro) com sua alturas quem nei sei dizer quanto mede, jogar bola na parte plana do morro, momentos apenas de contemplação (sentado na areia e olhando o horizonte do bairro e suas construções em sentido ao mar. Lembranças marcante que fiz parte: cresci, vivi, participei e lutei para garantir esta história viva que ainda vejo em pé. Não deixemos cair!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Janilson. Eu sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e morador da Cidade da Esperança.Neste semestre eu estou fazendo um trabalho de pesquisa, que tem como objetivo estudar alguns pontos aqui do bairro, e pesquisando algumas coisas na internet, encontrei seu blog, e pensei que você poderia me ajudar com algumas informações. Enfim, eu gostaria de saber se eu poderia fazer uma entrevista com você, para saber como era organizado bairro na sua fundação, e quais mudanças ocorreram comparando com os dias atuais, e de que forma essas mudanças se deram. Desde já, agradeço. E conto com sua contribuição.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Janilson. Eu sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e morador da Cidade da Esperança.Neste semestre eu estou fazendo um trabalho de pesquisa, que tem como objetivo estudar alguns pontos aqui do bairro, e pesquisando algumas coisas na internet, encontrei seu blog, e pensei que você poderia me ajudar com algumas informações. Enfim, eu gostaria de saber se eu poderia fazer uma entrevista com você, para saber como era organizado bairro na sua fundação, e quais mudanças ocorreram comparando com os dias atuais, e de que forma essas mudanças se deram. Desde já, agradeço. E conto com sua contribuição.

    Att.
    Gilnadson Bertuleza

    ResponderExcluir
  5. Grande Poty! De Eliezer de Souza

    ResponderExcluir
  6. Que bom rever vocês, saudades de um tempo bom que sempre levo na memoria.

    ResponderExcluir