8 de jun. de 2012

Cabra das Rocas – leitura necessária e urgente


Professor Janilson
          Entre os nomes de escritores potiguares na literatura brasileira consta o de Homero Homem. Ele nasceu em Canguaretama, no Engenho Catu, em 05 de janeiro de 1921 e faleceu no Rio de Janeiro em 1991.Uma das obras mais marcantes foi “Cabra das Rocas”, inspirada na vida de um senhor de nome João Rocha. Este livro foi incluído na série VAGA-LUME da Editora Ática e já tem mais de vinte edições e mais de 400 mil exemplares.
           Recentemente, a secretaria municipal de educação de Natal criou um concurso de redações no bairro das Rocas com o tema “Cabra das Rocas”.Lamentavelmente, os alunos tinham acesso a poucos exemplares do livro e isto dificultou a realização do concurso. .Há anos ele não é reeditado.
          “Cabra das Rocas”  relata a grande luta do menino João, garoto pobre das Rocas,  para ingressar no Atheneu Norte-Riograndense, escola de qualidade que atendia especificamente a elite natalense nas primeiras décadas do século XX.
          Sempre considerei este livro, uma leitura fundamental para todos os alunos potiguares.Ali, está registrada a importância da educação para a libertação de qualquer pessoa.Selecionei alguns trechos e elaborei um vídeo sobre o livro para estimular a sua leitura.Sonho com o dia em que seja considerado leitura obrigatória e que cada potiguar conheça sua história.

3 comentários:

  1. Muito bem, caro Janilson. Esse livro já estava na minha lista de livros a serem lidos, e vc incentivou mais ainda essa leitura. obrigado!

    ResponderExcluir
  2. queria muito saber disso e Janilson me ajudou

    ResponderExcluir
  3. Janilson bom dia! Gostaria de saber mais sobre o João e se algum dia depois disso tudo ele e o Homero se encontraram.
    Gostaria de saber mais coisas sobre a história, sobre o pai do João e vários outros.

    carolinabrpires@hotmail.com

    ResponderExcluir