4 de jan. de 2023

Cidade da Esperança – o bairro e a santa


 

Janilson Sales de Carvalho

 

            No livro “Cidade da Esperança – 50 anos de história do bairro”, o jornalista Agnelo Alves faz a seguinte declaração : “ Cada um dava um palpite , geralmente com nome de um santo. Prevaleceu que o nome seria Cidade da Esperança, em alusão à Nossa Senhora da Esperança, cuja imagem, inclusive, nós mandamos buscar em Portugal. Ulisses insistiu e Aluizio acatou.” Agnelo era presidente da Fundação de Habitação Popular, responsável pela construção das casas, e Ulisses era o Secretário de Segurança do RN.    

            Vale registrar que Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, era devoto de Nossa Senhora da Esperança e trouxe uma imagem no navio na viagem do descobrimento. Como se vê, a santa está conosco desde os primeiros momentos de nossa existência como país.

            Resido no bairro há 57 anos com endereço na primeira etapa entregue. Antiga quadra 11, hoje rua Mamanguape. Naquele tempo o critério para seleção dos moradores era extremamente rigoroso e só pessoas realmente carentes recebiam o imóvel. Pobres e com muitos filhos. Quando a nossa rua foi entregue com 24 casas, cada uma delas recebeu em média casais com cinco crianças. A casa tinha apenas um quarto, sem muros e sem calçamento. Era a redenção daquelas famílias que, como a minha, viviam alugando casas em vilas e ruelas. Ter uma casa era a nossa “esperança” e agora era realidade.

            Cresci no bairro e vivo nele. Cada momento da minha vida circulou por suas ruas. Esperança é algo concreto para mim. Sou feliz aqui. Acredito que não poderiam ter escolhido nome melhor. No dia da procissão, quando a imagem passa pela Praça Aluizio Alves, imagino a presença dele na estátua olhando a linda multidão que caminha lentamente acompanhando a imagem da santa. Olho para ambos com gratidão e alegria.

7 comentários:

  1. Caro Amigo e ilustre feliz residente dessas plagas que trazem em si o sonho maior que acalenta a religiosidade deste Povo. simples e forte, como

    ResponderExcluir
  2. Ilustre Amigo; viva A Esperança desta sua Amada Cidade Bairro!! Viva seu belo amor por ela e seu crescimento. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Primo , lindas palavras , assino em baixo , fui morar na Cidade da Esperança em 1976 , na Rua Ibiara num. 15 , em 1980 fomos para Rua Campina Grande 66 , em 1989 pra Rua Moreno e em 1995 pra Rua Rio Tinto , num. 58. Desde 2019 estou no Guarujá em SP , mas se Deus quiser , com vida e saúde , voltarei em breve pra Cidade da Esperança, o bairro que tanto Amo , NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA , ROGAI POR NÓS, AMÉM ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  4. Angelania de Carvalho Alexandria Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela história e lembranças tão lindas 👏👏💖❤

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Prof. Janilson.
    Parabéns pelo texto. Viajo no tempo e me reconheço também como personagem dessa história de luta e abegacao. Gratidão eterna ao AA que preparou o terreno e deu a muitas familias a oportunidade de (mesmo a duras penas) pavimentar uma estrada que alçou toda uma geração a um novo patamar social, educacional político etc. e tornar esse bairro um dos mais completos de Natal, o que muito me envaidece me enche de orgulho.

    ResponderExcluir
  7. O Lugar para um geógrafo é um conceito valioso. O Luguar carrega em si a afetividade, a relação de amor com o espaço vivido. Esse texto representa muito bem o conceito de Lugar. Parabéns meu amigo Prof. Janilson

    ResponderExcluir