14 de jul. de 2011

Livreiros da Cidade da Esperança

Professor Janilson

            Nos anos setenta,  tínhamos na Cidade da  Esperança o “caminhão da cultura”  trazendo livros todas as semanas. Tínhamos, nos anos oitenta, uma biblioteca funcionando no CSU. E hoje?Desconheço um espaço de leitura popular no bairro, seja municipal ou estadual.
 Para o nosso bem, existem livreiros, ou sebistas, promovendo leituras a um bom preço. Aos domingos, na feira do bairro, conto com a presença iluminada de Neto e sua esposa Rosa. Há mais de vinte anos eles saem de Felipe Camarão e comercializam livros e revistas na feira. Lá, entre frutas e verduras, podemos folhear e escolher, a bom preço, livros de Jorge   Amado, Machado de Assis, João Ubaldo e, também, escritores estrangeiros. Gosto de ver os jovens, adultos e crianças, manuseando atentamente , até a grande escolha.
            Durante toda a semana,  temos o sebo “Salada Cultural”, de Mauricio,na avenida Pernambuco, no Shopping Esperança. Lá, também, livros e revistas a um bom preço. Se não há bibliotecas  no bairro, temos estes dois maravilhosos lugares. É só uma questão de escolha : deixe de comprar besteiras e compre livros. Depois, forme um pequeno grupo e troque os livros. Não ler é o que arrebenta e atrasa a vida. Todos os dias os jornais noticiam que pessoas perdem espaço no mercado de trabalho por falta de leitura. Na Esperança não precisamos passar por isso, os sebos estão ai a nossa espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário